domingo, 14 de agosto de 2011

Igualdade nos esportes para mulheres e homens com a criação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres no Ministério dos Esportes



 PROPOSTA
Criação de uma instância específica sobre o esporte feminino no Ministério dos Esportes, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
JUSTIFICATIVA
O Brasil vive um momento de grandes expectativas e iniciativas relacionadas ao esporte por ter assumido um papel de alta visibilidade e responsabilidade em âmbito mundial, ao sediar em 2014 a Copa do Mundo, evento máximo do futebol, e em 2016 os Jogos Olímpicos, evento máximo do esporte em geral.
Mulheres brasileiras, dotadas de amor ao esporte e de garra vêm vencendo  as   dificuldades que se apresentam e tem obtido vitórias e respeito em competições nacionais e internacionais, como as Olimpíadas, seja atuando como atletas no futebol, atletismo, natação, judô, ginástica,  entre outras modalidades, ou ainda como treinadoras e árbitras.
Nesse contexto favorável e desafiador, propomos a criação de uma instância específica para a formulação e o encaminhamento de políticas públicas para esse público-alvo: mulheres que já praticam esportes profissionalmente ou de forma amadora, que atuam como treinadoras, árbitras, preparadoras, etc., e às que desejam ingressar no mundo dos esportes em suas diversas modalidades e profissões.
            OBJETIVOS
             Os objetivos da criação dessa instância são;
  • Incentivar a participação das meninas e jovens no esporte; dar visibilidade à presença feminina nos esportes; criar condições para o desenvolvimento do esporte praticado por mulheres no Brasil; ampliar as possibilidades de profissionalização de mulheres através do esporte; eliminar preconceitos, discriminações e desigualdades que ainda hoje dificultam e até mesmo impedem a inserção com sucesso das mulheres no mundo esportivo brasileiro.
  • Elaborar, em parceria com a SEPM, políticas e diretrizes, que incluam também recursos financeiros e profissionais, que garantam a concretização e continuidade dos objetivos acima em todo o território nacional.
  • Estimular e propor parcerias com instituições Públicas e Privadas, ONGs , Organizações Internacionais,  visando a obtenção de recursos financeiros e materiais e profissionais ( espaços para a prática de esportes em escolas, clubes, áreas de lazer de empresas, etc.).
  • Divulgar, junto com a SEPM e as organizações parceiras, os Programas e Projetos, estimulando assim a participação das mulheres e em especial das jovens na construção desse novo espaço de socialização, crescimento e profissionalização.
Abaixo-Assinado (#8225): 
Criação da Coordenadoria de Políticas para Mulheres nos Esportes
Destinatário*: Presidenta da República Federativa do Brasil Dilma Rousseff 
Assine este abaixo-assinado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário